domingo, 9 de maio de 2010

Não se fizeram estudos de impacto social, económico ou cultural.


Equipamento que existia junto à estátua de Mestre Lagoa Henriques.

Jogando às cartas.

Bancos e mesas corridos que existiam junto ao parque infantil.

Almoçando e jogando.

Equipamento removido. Terá ido para o lixo?

O novo equipamento é igual ao existente no jardim do Torel.

As novas mesas.

Banco individual e suporte de pés existente no jardim do Torel.
http://cheirar.blogspot.com/2010_03_01_archive.html)

Quem se der ao trabalho de ler o Caderno de Encargos do processo relativo à 'requalificação' do jardim do Príncipe Real, pode ler a pgs. 36 e seguintes que dado que se trata de uma obra sem complexidade relevante não se justificaram realizar estudos de impacto social, económico ou cultural.
Dessa insensibilidade para os aspectos socioculturais e económicos decorre o facto de não se ter considerado realizar a 'requalificação' por sectores, preferindo-se fechar todo o jardim por largos meses e a substituição do equipamento de suporte e lazer que servia uma população local envelhecida e empobrecida por um equipamento de lazer que irá(?) servir uma camada social de outro tipo.
Referimo-nos, como as imagens documentam, à substituição das mesas e bancos existentes junto ao parque infantil e junto à escultura do Mestre Lagoa Henriques, em memória do 1º centenário da morte de Antero de Quental, que eram utilizadas pelos muitos reformados da zona para os seus jogos de cartas e dominó.
Esses compridos bancos e mesas eram também utilizados como apoio aos almoços de trabalhadores e dos alunos das inúmeras excursões escolares que visitam o Museu da Ciência, que assim desfrutavam com segurança, sob o atento olhar dos seus prof. acompanhantes, a sua refeição no calmo ambiente do jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário