quarta-feira, 5 de maio de 2010

O triste fim de algumas das laranjeiras de Alvalade

Em Novembro de 2009, não foram só as árvores do Jardim França Borges que foram alvo de assalto. Também as últimas 18 laranjeiras da Praça de Alvalade foram retiradas, deixando a praça exposta à intempérie e sol. Não sobrou uma árvore. Nem antigas, nem novas. Nem uma. Eram lindas essas laranjeiras e embelezavam e ajudavam a proteger aquela praça e quem por lá passa.

Algumas destas laranjeiras foram trazidas para a Calçada da Patriarcal. Mas, assim como nas obras ainda em curso no Jardim França Borges se transplantou de forma incorrecta uma palmeira, levando à sua imediata morte e remoção, também no caso das laranjeiras o sucesso do transplante está a ser baixo. A verdade é que o transplante de uma árvore adulta e estabelecida deve ser evitado, e a fazer-se deve ser muito bem pensado e escrupulosamente executado. Não basta a vontade dos homens em movimentar árvores adultas de um lado para o outro como se de bonecos se tratassem para assegurar o sucesso do transplante.

Aqui estão as laranjeiras passados alguns meses: em sete, duas mortas, duas a definhar. 50% de mortalidade em meio ano. Quantas ainda estarão vivas passado o próximo Verão? E quantos dos lodãos plantados no Jardim chegarão à idade adulta? Receio que muitos, devido ao desrespeito pelas mais simples regras de arboricultura a que se viram sujeitos, não sobrevivam ao primeiro Estio, apesar de serem árvores muito resistentes. Espero estar enganado.

As laranjeiras de Alvalade levadas para a Calçada da Patriarcal em Dezembro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário