sábado, 22 de maio de 2010

Reabertura/Inauguração.

Pormenores do piso sintético do parque infantil.
Actual aspecto de vegetação antes luxuriante.
Bety Boop. Preservação de obra de artista.
Aspecto da recuperação de um relvado.
Aspecto do restauro da armação do cedro.
liquidambar recém plantada.
lódão plantado há três semanas.
Recolocação de um dos bancos existentes antes da intervenção.
Antes. ©Thomas em 2009.10.20
Agora.
Antes. Banco e área arrelvada © A. Branco Almeida
Agora. O banco é igual aos existentes anteriormente, mas não aos originais.
Antes. Olaia junto ao lago © LaraZee
Agora.

O Jardim foi hoje finalmente - 6 meses e treze dias depois - reaberto ao público com direito a cerimónia com pompa, circunstância e discursos de satisfação e auto-elogiosos.
Também nós ficamos satisfeitos pela reabertura do jardim e nos vermos livres das intermináveis obras. Mas só por estes dois aspectos é que manifestamos a nossa satisfação. Tudo o resto, a descaracterização do jardim que está mais árido, menos denso em arvoredo, com menos áreas arrelvadas, com as duas áreas verdes a poente calcetadas, com árvores recém-plantadas já meio-mortas, com todo o atabalhoado processo cheio de ilegalidades e graves desleixos na condução da obra - que terão sérias consequências na saúde das espécies que subsistiram - como sejam a não protecção das árvores, o uso de maquinaria pesada que compactou os solos encharcados, os roços rente às árvores cortando-lhes raízes, etc.,etc., merece a nossa mais veemente reprovação.

O gabinete de imprensa do Vereador José Sá Fernandes emitiu um comunicado à imprensa onde se congratula nos seguintes termos com esta 'requalificação': 'Este jardim foi alvo de importantes obras de recuperação, nomeadamente, a substituição e recuperação de pavimentos; recuperação do coberto vegetal, incluindo a plantação de novas árvores e substituição de outras; e substituição da iluminação pública, aumentando a eficácia luminosa e tornando-a adequada a este espaço. Foi também introduzido mais mobiliário urbano e recuperado o parque infantil. A intervenção manteve o traço original do jardim, salvaguardando a importância patrimonial que tem na história das praças-jardins de Lisboa.'

As fotos acima seleccionadas documentam alguns aspectos desta meritória 'requalificação' rebaptizada agora de recuperação. Merece especial referência o piso do parque infantil que após quase 7 meses encerrado se apresenta cheio de bolores e fungos. A mangueirada dada um ou dois dias antes da inauguração não foi suficiente para eliminar esses organismos. Haveria que o raspar ou então pura e simplesmente substituir.


Sem comentários:

Enviar um comentário