sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Faz falta

Contrariamente ao prometido continuam por repor as árvores abatidas no interior do jardim, como aqui já se deu nota.
Uma das árvores que mais falta faz ser reposta é a figueira que existia junto à estátua a França Borges, no canto NE do Jardim.
Esta figueira foi abatida poucos dias antes da inauguração, não estando sequer o seu abate contemplado no plano de abates do projecto de 'requalificação'. Apesar de ser uma das poucas árvores que estava efectivamente morta não tinha sido incluída no rol dos abates das árvores 'doentes'. Terá sido por isso que acabou também por ser abatida, para não dar azo à chacota de, depois de tanto abate, terem deixado de pé a única árvore que estava efectivamente morta.

A Figueira junto à estátua a França Borges, antes do abate.
e já abatida.

Porque é que é importante plantar uma nova árvore no local onde estava esta figueira? Porque esta figueira fazia parte de uma 2ª linha de árvores (quase) de alinhamento na orla do jardim mas já no seu interior. Além disso, como se pode ver no croqui anexo, demarcava e servia de guarda a uma das principais entradas para o jardim:


O jardim sem uma árvore frondosa nessa localização fica demasiado devassado:


Vista actual da entrada do Jardim pelo canto NE (vista da Rua D. Pedro V). Na pequena imagem superior observa-se a mesma vista mas ainda com a figueira, antes do seu abate.

É claro que as árvores de alinhamento quando crescerem (quando?) irão disfarçar um pouco o 'buraco' deixado pela figueira. Mas não o suficiente, pois o espaçamento entre elas é demasiado grande para preencher esse vazio.

Assim solicita-se que a CML, conforme prometido, reponha as árvores abatidas no interior do jardim e em particular esta que tanta falta faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário