sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ex libris do Jardim inspira cuidados.

O 'Cedro-do-Buçaco', ex libris do jardim, não goza de boa saúde. Apesar das podas cirúrgicas que sofreu no decurso da intervenção quem o observar com atenção verifica a existência de um grande número de ramos secos, principalmente na parte inferior da copa:


Estes ramos secaram desde que foi efectuada essa poda, como é óbvio. Se este ritmo de envelhecimento se mantiver não passarão muitos anos até o Jardim perder o seu mais famoso e mais visitado exemplar. Será que a própria intervenção, com uso e abuso de máquinas pesadas, não terá contribuído para acelerar o envelhecimento deste magnífico Cupressus macrocarpa ? Será ainda possível salvar o "Cedro-do-Buçaco"? Esperemos que sim.

1 comentário:

  1. Não basta o cedro estar a secar, como também algumas pessoas sem nenhuma noção de civismo (para não dizer pior), além de eu já ter visto em outras ocasiões algumas sentadas no cimo do tronco, agora puseram este colchão, para cúmulo do abuso, graças ao descaso de quem deve cuidar dos espaços públicos.

    Isto foi neste sábado à tarde (anteontem, dia 16 de julho); não voltei a passar por lá, espero que já tenham retirado.

    Também nunca mais vi também a dupla de seguranças (que não inspirava assim muito respeito) que andava por ali, mas só até o fim da tarde,sempre era melhor que nada.

    Cumprimentos,
    Cristina Gomes

    Nota: enviado por e-mail

    ResponderEliminar