quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Praga das Palmeiras.

Segundo nota publicada no blogue dos 'Amigos do Jardim Botânico' a praga das palmeiras já está a atacar uma das três palmeiras da orla poente do nosso Jardim:
De facto a parte superior da copa desta palmeira já não se apresenta completa contrariamente à das outras duas palmeiras que a ladeiam:
Lamentavelmente já aqui e aqui se tinha chamado a atenção para o perigo iminente que ameçava estas palmeiras, sem que se tivesse visto da parte dos responsáveis pelos espaços verdes da nossa cidade a tomada de quaisquer medidas preventivas.
Ora aquando da nossa primeira chamada de atenção, em 28 de Outubro de 2010, a palmeira que agora se apresenta mais afectada ainda tinha a copa superior em bom estado:
pelo que se essas medidas tivessem sido tomadas nessa altura possivelmente não teríamos agora a morte anunciada destes três ícones do Jardim.
Mais ainda se estranha que tendo sido, pouco tempo antes, gasta uma avultada verba na desastrosa 'requalificação' do Jardim não tenha sido contemplada nessa 'requalificação' o tratamento, mesmo que a título preventivo, destas palmeiras.

2 comentários:

  1. Amigos: infelizmente a praga que tem morto as palmeiras do Algarve chegou a Lisboa. Não são apenas as árvores do Príncipe Real que estão ameaçadas, se observarem com atenção já se notam outros casos, como no Liceu Camões.

    ResponderEliminar
  2. Pior... se reapararem quase todas as palmeiras da Av da Liberdade estão nesse estado. Isto vai ser um extreminio de plameiras em Lisboa.

    ResponderEliminar