terça-feira, 29 de maio de 2012

Dois anos e 500 mil euros depois.


Dois anos e 500 mil euros depois da tão enaltecida 'requalificação' do Jardim eis que a CML se rende à evidência e enceta um processo de correcção da 'requalificação':

exemplo de como estavam alguns dos canteiros (foto de Janeiro de 2012)
o mesmo canteiro visto do 'topo' oposto (foto de 24 de Maio 2012)

Por todo o Jardim decorrem intervenções similares à acima ilustrada com o objectivo de corrigir algumas das muitas asneiras cometidas na intervenção de 2009/2010:
Algumas fotos, recentes (Maio de 2012), do estado do Jardim antes da actual intervenção

Afinal tínhamos razão quando atempadamente e vivamente criticamos a 'requalificação' a que o Jardim foi submetido. 
Os antigos canteiros foram destruídos para dar lugar ao que alguém apelidou de 'cemitério de mangueiras'. Nestes cemitérios de mangueiras foram gastas durante estes dois anos após a inauguração da exemplar 'requalificação' do jardim muitas horas de inútil e inglório trabalho pois, apesar dos esforços dos funcionários das diversas empresas que foram sucessivamente tomando conta do jardim, nada neles florescia, além da arrogância, da teimosia e da ignorância.

Pobre Jardim!

Esperemos que as presentes acções eliminem de vez este aspecto de 'cemitério de mangueiras' que o Jardim ganhou após a desastrada intervenção de 2009/2010.
Tememos porém que estas mangueiras que agora estão a ser retiradas voltem a ser colocadas, para nosso desgosto:

Tememos também que as causas profundas que impediram o normal crescimento da vegetação rasteira que iria cobrir estas mangueiras se mantenham, conduzindo ao fracasso da solução agora adoptada para esses sectores:
onde deveria ter crescido uma vegetação rasteira tenta-se agora que crescem estas plantas.

Esperemos que desta vez haja sucesso e se consiga reparar o mal feito. Mas há que não se ficar por aqui na reparação dos erros cometidos. 
Há também que não esquecer o piso, essa chaga para pessoas, plantas e animais. Há também que não esquecer de repor as árvores abatidas à volta do lago. Há que repor as vedações metálicas que delimitavam e protegiam os canteiros, então estupidamente removidas. Há que devolver ao jardim os antigos bancos misteriosamente subtraídos e cuja falta mal escamoteada é bem notável na periferia do mesmo.

Como se compreende este louvável esforço de correcção de alguns dos mais flagrantes erros então cometidos custa muito dinheiro aos contribuintes. Há que assacar responsabilidades pelo contínuo esbanjar de dinheiros públicos neste pobre jardim. 

1 comentário:

  1. Estranha e compulsivamente regressiva é esta nossa Administração Pública - central e autárquica - que, ignorante e mal formada, atinge o climax dos seus prazeres alarves semeando pelo Território asneiras processuais primárias e urbanicídios irreparáveis (como tal). Em nome de quem? Das minorias populacionais que os "elegeram" e que, nem estas, não são ouvidas? Ou do puro exercício masturbativo da autocracia osmótica, epidémica e circunstancial que persistem em exercer sob a covardesca e puída capa da Democracia?!
    Basta de párias que, não só desconhecem a Qualidade e a Responsabilidade, como ignoram a Competência e as competências de quem faz o quê e para quê. Puros cultores de impulsos decisórios, usando e abusando da tática da minoria actuante, guarnecem-se de meios técnicos totalmente incorrectos - como há muitas décadas não é visto - e, perante o monstro gerado - "requalificam-se", arreganhando as dentuças em esgares de gozo primático. VIVAM ESTES COISOS!!!

    ResponderEliminar