sábado, 9 de abril de 2016

A visita à Vila Martel.


Largas dezenas de pessoas juntaram-se esta manhã para visitar a Vila Martel e ouvir os interessantes e sábios esclarecimentos da prof. Raquel Henriques da Silva:
 Após a introdução ao tema das vilas operárias e ao caso muito especial da Vila Martel que, desde muito cedo, foi também casa de trabalho de muitos artistas pintores, subiu-se até ao conjunto das casas geminadas que constituem a Vila, agora em risco de demolição para dar lugar à expansão do hotel que está a ser erigido mais acima:
Aí, junto a um dos atelier, onde até bem pouco tempo trabalhou Nikias Skapinakis, a prof. Raquel prendeu-nos a todos com saborosas histórias aí passadas ou com estes lugares relacionadas:

Esperemos que a reformulação do projecto imobiliário hoteleiro, que implicava a descaracterização da Vila Martel, em boa hora chumbado pela Direcção Geral do Património Cultural, permita agora a sua preservação a bem da nossa história e cultura.
Agradecemos à Prof. Raquel Henriques da Silva pela generosa oferta do seu tempo e saber, ao Paulo Ferrero e a Luísa Ramos pela iniciativa da visita.

A petição contra a demolição da Vila Martel, que continua em perigo, pode ser assinada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário