sábado, 30 de abril de 2016

Uma instalação.

Não sabemos quem, que organização, colocou esta espécie de espantalho numa das árvores do jardim:

mas não deixa de ser oportuna na medida em que chama a atenção para as árvores da nossa cidade que tão maltratadas estão a ser.

sábado, 16 de abril de 2016

Outra vez.

Passado pouco mais de um mês da reabertura do jardim eis que de novo parte dele, ou todo ele (?), irá novamente ser fechado ao público. Sem pré-aviso, quer da Câmara quer da Junta de Freguesia. Mas é isso que nos informam os feirantes da feira biológica que todos os Sábados tem lugar no lado poente do jardim e que este Sábado já se posicionaram do outro lado da rua:
Porquê? Porque, segundo nos dizem, o novo piso vai ser reforçado pelo menos nas áreas onde costumam instalar-se. É que nessa zona já se apresenta cheio de buracos, buracos feitos pelas estacas das suas tendas:
Mas não só aí existem buracos no novo piso. Junto às esplanadas também:
e por todo o lado do jardim se encontram buracos e degradação do recém inaugurado piso:
junto aos bancos começa também a aparecer o negrume do betume que se encontra por debaixo da fina camada colorida do compotop, que deveria ter entre 2 a 5 mm de espessura e terá, quando muito 1 mm. Vicissitudes das nossas obras públicas?




sábado, 9 de abril de 2016

A visita à Vila Martel.


Largas dezenas de pessoas juntaram-se esta manhã para visitar a Vila Martel e ouvir os interessantes e sábios esclarecimentos da prof. Raquel Henriques da Silva:
 Após a introdução ao tema das vilas operárias e ao caso muito especial da Vila Martel que, desde muito cedo, foi também casa de trabalho de muitos artistas pintores, subiu-se até ao conjunto das casas geminadas que constituem a Vila, agora em risco de demolição para dar lugar à expansão do hotel que está a ser erigido mais acima:
Aí, junto a um dos atelier, onde até bem pouco tempo trabalhou Nikias Skapinakis, a prof. Raquel prendeu-nos a todos com saborosas histórias aí passadas ou com estes lugares relacionadas:

Esperemos que a reformulação do projecto imobiliário hoteleiro, que implicava a descaracterização da Vila Martel, em boa hora chumbado pela Direcção Geral do Património Cultural, permita agora a sua preservação a bem da nossa história e cultura.
Agradecemos à Prof. Raquel Henriques da Silva pela generosa oferta do seu tempo e saber, ao Paulo Ferrero e a Luísa Ramos pela iniciativa da visita.

A petição contra a demolição da Vila Martel, que continua em perigo, pode ser assinada aqui.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Visita guiada à Vila Martel.


A vila Martel está em vias de desaparecer caso não se consiga obstar os planos dos promotores imobiliários para o local. O grupo dos "Amigos do Príncipe Real", com o apoio do forum CidadaniaLx, está a organizar uma visita guiada ao local, a qual terá lugar no próximo Sábado dia 9 de Abril, pelas 11h.  A prof. Raquel Henriques da Silva será a nossa guia. O local de encontro será na rua das Taipas, nº 55,  junto ao portão que dá acesso à vila Martel.


Se não concorda com a destruição da Vila Martel assine a petição aqui