sábado, 3 de março de 2018

Como classificar isto? Será só incompetência?

A saga dos ecopontos na praça tem vários capítulos e dura há quase dois anos. Em meados de 2016 os ecopontos que existiam no lado nascente da praça foram substituídos por uns novos, como aqui e aqui reportamos. Só que, para espanto de muita gente, estes novos ecopontos nunca chegaram a entrar em funcionamento:
 ecopontos, 6, que nunca chegaram a entrar em funcionamento

Assim estiveram, envolvidos neste gradeamento, mais de meio ano. Indagamos a razão dessa não entrada em funcionamento e foi-nos dito que iriam ser substituídos por um novo modelo de ecoponto, com características técnicas mais avançadas. Muito bem. Mas então porque não instalaram logo esses novos modelos de ecopontos?
De facto a 20 de Julho de 2017 estes ecopontos, repetimos, novos e nunca entrados em funcionamento, começaram a ser retirados:
para serem substituídos pelos novíssimos modelos, que entretanto, também estavam a ser instalados do outro lado da praça, em frente ao palacete Cor de Rosa:
 e assim, ao fim de alguns dias lá foram instalados 4 novíssimos ecopontos no lado poente do jardim:
e 6 no lado nascente, que entraram em funcionamento a 15 de Agosto de 2017:
Os 6 novíssimos ecopontos colocados no lado nascente.

Destes 6 dois são para lixo doméstico; um para vidro; um para metal/plástico e dois para papel/cartão. Distribuição absurda, como aqui já referimos. O único para metal/plástico está quase sempre repleto o que leva a frequentes situações como a abaixo ilustrada:

Mas os quatros colocados no lado poente, esses nunca entraram em funcionamento!
Estes quatro nunca entraram em funcionamento.

Até que "A velha Senhora" a 11 de Dezenbro de 2017 sobre eles caiu:
deixando-lhes a parte metálica superior um pouco amachucada:
De observar que a instalação destes quatro ecopontos obrigou a obras avultadas e ao alargamento do passeio.
Estamos agora em 2018. 
No início de Fevereiro é marcada mais uma área, quase em frente ao quiosque dos refescos, para estacionamento de motociclos. É pintada, colocados pilaretes de demarcação, estampado o logotipo dos ciclomotores, mas quase não chega a ser usada por nenhum motociclista! É que poucos dias depois, começam a abrir dois enormes buracos que atingem a área recém marcada para os motociclos, roubando mais de metade dessa área:
Para que são estes dois buracos? Para colocar do lado do jardim, oposto ao lado onde estão os outros quatro contentores, dois novos contentores!

e assim ficamos com quatro contentores de um lado e dois do outro, estrangulando a passagem à entrada para rua da Escola Politécnica:
Já pensaram no que vai acontecer quando um camião, para a recolha do lixo, parar ali entre os dois lados onde estão colocados os contentores?
E assim ficou agora a área reservada para os motociclos

Mas parece que esta saga ainda não terminou. Eis que agora dois dos quatro contentores, que estavam em frente ao palacete Cor de Rosa, foram retirados e os respectivos buracos preenchidos:
Será que 4+2 era demais? Ou será que 2 de um lado e 2 do outro é mais bonito?
 dois de um lado
e dois do outro
estrangulam melhor a via

Ou será que os dois que restam do lado do Palacete vão acabar por saltar para o outro lado? Parece que aos novos donos do Palacete não lhes agrada nada a ideia de terem contentores de lixo à sua porta de entrada.
Entretanto cabe perguntar: quanto dinheiro já aqui foi esbanjado? 
A suivre.

1 comentário:

  1. absolutamente dramático e estúpido
    que esbanjamento de energia e dinheiro

    ResponderEliminar